NOVEMBRO AZUL - Ministério da Saúde fortalece ações para ampliar o cuidado à saúde dos homens.
Estratégias de prevenção e acolhimento na rede pública incentivam a procura pelos serviços de saúde ao longo de todo o ano.
Novembro é o mês de conscientização da saúde do homem, marcado pela prevenção do câncer de próstata. O Ministério da Saúde reforça, no entanto, que o cuidado com a saúde deve ser integral e ampliado ao longo de todo o ano.
É importante que os homens mantenham a caderneta de vacinação atualizada e o acompanhamento regular com profissionais de saúde, com a realização de consultas e exames de rotina.
Para incentivar que os homens busquem atendimento de saúde de forma contínua, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish). A estratégia atua em cinco eixos: acesso e acolhimento, paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violências e acidentes e saúde sexual e reprodutiva.
Os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa diferença está ligada não apenas a fatores biológicos, mas também a comportamentos de risco, como o consumo abusivo de álcool, tabagismo, má alimentação e exposição à violência, além da baixa adesão no autocuidado.
O câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais comuns da doença no país e é considerado mais frequente na terceira idade: 75% dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos.
Ana Célia Costa e Luciano Marques
Ministério da Saúde
Leia a matéria na íntegra, acesse o link abaixo
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/novembro/ministerio-da-saude-fortalece-acoes-para-ampliar-o-cuidado-a-saude-dos-homens
#saudebemestar#cancerdaprostata#novembroazul#cuidados#ministeriosaude






