Rotary Club de Itaí - Agosto é o Mês do Associado
Mensagem do Presidente
UM Agosto é o Mês do Associado, mas nosso compromisso com o crescimento e a conexão dura o ano todo. Quando nos concentramos no crescimento do Rotary, aumentamos nossa capacidade de servir, liderar e promover mudanças duradouras.
O crescimento do quadro associativo não se resume apenas a números. Trata-se de abrir portas. Trata-se de convidar mais pessoas dispostas a dedicar seu tempo, talentos e corações a uma causa maior do que elas mesmas. Quando acolhemos novos associados, trazemos novas ideias e novas energias. Expandimos nosso impacto, fortalecemos nossos clubes e garantimos que o Rotary continue a evoluir junto com o mundo ao nosso redor.
Lembre-se, agora há grande flexibilidade na criação de modelos de clubes não tradicionais. Fico inspirado quando vejo esses clubes inovadores prosperarem, oferecendo a novos e potenciais membros mais maneiras de se conectar e servir.
Na Coreia, o crescimento dos clubes satélites criou oportunidades para quase 1.000 novos associados encontrarem seu lugar no Rotary. Na Romênia, a estreita colaboração entre rotarianos, rotaractianos e interactianos construiu uma linha de futuros líderes. Na Índia, alguns rotarianos se reúnem em torno de um interesse comum — seja desenvolvimento profissional ou paixão por servir — e essas conexões aprofundam seu comprometimento e sua alegria em fazer parte do Rotary. E vimos clubes com causas sociais prosperarem em regiões tão diversas quanto o Sudeste Asiático, a África e a Europa.
Há um ponto em comum: onde os clubes estão crescendo, o quadro associativo é uma prioridade e há uma vontade de experimentar algo novo. O Rotary não se limita a uma estrutura ou tradição. Somos uma rede global de pessoas em ação, e isso significa que há espaço para muitos tipos de clubes, muitas maneiras de servir e muitos caminhos para nossa organização.
Esse espírito de inovação também orienta nossos esforços para alcançar novas comunidades. Em lugares onde nunca houve um Rotary Club — ou onde um clube existiu e desapareceu —, os rotarianos estão encontrando maneiras de fazer o Rotary crescer. Eles estão identificando áreas de potencial e construindo clubes que refletem o caráter e as necessidades de suas comunidades.
Cada membro desempenha um papel nessa jornada. Seja apresentando um amigo ao seu clube, apoiando um novo formato de reunião, reconectando-se com ex-participantes do programa ou simplesmente compartilhando sua história no Rotary, você está ajudando nossa organização a se tornar mais forte e vibrante.
Ninguém é dono de um Rotary Club. É um presente que passamos para a próxima geração. Quando cultivamos esse presente, quando convidamos outros a compartilhá-lo, garantimos que o Rotary continue sendo uma força para o bem.
Vamos priorizar o crescimento do quadro associativo — não apenas em agosto, mas em todos os meses do ano. Juntos, por meio da amizade, da criatividade e de um propósito compartilhado, faremos o Rotary crescer e o Unite for Good .
FRANCESCO AREZZO
Presidente do Rotary International
🔗 FONTE: Rotary Magazine – Agosto 2025






