Campanha de Doação de Medula Óssea
CAMPANHA DE CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA
No dia 03 de agosto, foi realizado no Hospital Municipal de Salto, com participação da UNICAMP, o cadastro de doadores para o Sistema nacional de medula óssea.
O ROTARY CLUB e o INTERACT de Salto auxiliaram no cadastramento dos voluntários, o que propiciou uma ação mais rápida e efetiva dos trâmites.
O processo consistia em: recepção dos doadores; entrega da ficha cadastral; análise dos dados e retirada de sangue.
Conforme a enfermeira Lidiane Coleoni, que coordena o ambulatório de especialidades médicas, todos os passos são importantes, desde identificar o doador compatível e sua localização para contato rápido. Assim, a coleta correta de informações é imprescindível.
De acordo com a Diretora Cristiane Oliveira, esta ação em parceria com a UNICAMP é de suma importância, pois os índices de doadores de medula está muito baixo, principalmente pela idade que é limitante, entre 18 e 35 anos.
A Coordenadora da UNICAMP, Gisele Noronha, informou que a compatibilidade é de uma pessoa para 100.000, o que gera uma baixa expectativa para o paciente, e que ações como a de hoje têm ajudado muito.
Para melhorar a eficiência, de acordo com Gisele, seria interessante aumentar a coleta de doadores no Brasil, pois a genética no nosso país varia muito, e o norte e nordeste ficam com menores chances de localizar um doador, visto que a coleta de doadores, nestas regiões, é pequena.
O banco que centraliza no Brasil essa coleta é interligado com outros países, o que já salvou a vida de pessoas na europa e américa do sul. Também brasileiros obtiveram doação de outros países, que trouxeram a cura tão esperada.






