EMEI Jacina recebe troféu itinerante do Campeonato de tampinhas e Lacres da Apae de Americana e Rotary Americana-Ação
por Rotary Club de Americana-Ação
Na ultima sexta-feira (07) a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana, divulgaram o resultado do primeiro mês do Campeonato de Tampinhas com o slogan "Eu junto, você também, todos fazendo o bem". O concurso é promovido pela APAE, com o apoio da SMA, Secretaria de Educação, Diretoria de Ensino, CDP - Centro de Detenção Provisória, SICREDI, Comunidade Salesiana Dom Bosco, Rotary Club Americana-Ação, entre outros colaboradores.
A escola campeã do mês de setembro foi a EMEI Jacina, que recebeu o troféu itinerante. A escola que ficou em 2° lugar foi a EMEI Tangará, seguida da EMEI Aracati. No final de outubro, haverá uma nova apuração.
A equipe da APAE, em conjunto com a Unidade de Educação Ambiental da SMA elencaram as escolas que mais arrecadaram tampinhas e lacres por quilo per capita, segundo a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke. "Chegamos ao final do primeiro mês do concurso, apurando o resultado pelo número de participantes e quilos arrecadados. Estão participando do concurso até o momento 43 unidades escolares", explicou a diretora.
O campeonato foi anunciado em junho durante a primeira edição da FEAMA, e a ação será feita até a próxima edição da Feira Ambiental Municipal de Americana, em junho de 2023, quando também serão conhecidas as escolas que mais arrecadaram doações durante o evento. Até lá, outras escolas ainda podem aderir e participar do campeonato.
O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, ressaltou a importância da ação educativa. "O campeonato está mobilizando as pessoas para uma ação educativa importante em prol do meio ambiente e também vai reverter em benefícios à APAE. Parabenizamos a todos os envolvidos e participantes que se destacaram neste primeiro mês. Que essa ação possa incentivar cada vez mais as ações de sustentabilidade", disse Fabio.
O presidente da APAE, Roberto Dellapiazza, comentou a ação e as parcerias firmadas em prol da entidade e do meio ambiente. "A campanha da tampinha solidária que se iniciou através do Rotary Clube Americana-Ação, e agora partindo da APAE esse campeonato, a gincana entre as escolas estaduais, municipais e particulares, é de extrema importância. É uma ação que tem múltiplas faces. Tem o objetivo comum de arrecadar tampinhas para trazer rentabilidade para a APAE, em termos de aparelhos e reabilitação de espaços em prol de todos os usuários. Também estamos fazendo um tremendo bem ao meio ambiente, retirando toneladas de materiais que seriam despejados e iriam poluir o meio ambiente. Será importante ainda a mobilização de toda a sociedade em prol de uma causa, potencializando outras ações durante o ano. Outro lado social, muito importante, é a participação do CDP, por meio dos detentos, que está fazendo a triagem das tampinhas", disse Roberto.






