Instrução Rotária antecipada de 28/09

por Rotary Club de Americana

Instrução Rotária
Instrução Rotária

Instrução Rotária 28/09/22
Bandeira Rotária
Desde os tempos em que o homem passou a viver em sociedade tem-se o registro da existência de bandeiras para representar uma nação, partido, instituição ou corporação. A primeira bandeira oficial do Rotary foi hasteada em 1915 no Kansas. Porém, foi em 1929, no Texas, que foi oficialmente adotada. Ela é branca com o emblema, a roda rotária, ao centro, podendo ser colocado o logo combinado, com o nome Rotary e o nome do clube. Existe uma sequência sugerida no protocolo rotariano para a colocação das bandeiras na panóplia( coleção de bandeiras, armas, escudos ou outros objetos), porém a principal bandeira será sempre a do país sede que está o Rotary.
Como sinal de respeito à Nação e pelas coisas do coletivo, se saúda a mesma, antes e ao final de cada reunião Rotária. Caso seja num evento solene, além dos rotarianos, deverão aclamar, também, através de aplausos, os repórteres e garçons. E deverá ser dito pelo presidente do Rotary a seguinte frase: “ Saudemos o Pavilhão Nacional”.
Sino e Malhete
Em 1922, realizou-se entre os clubes dos Estados Unidos um grande concurso de frequência, combinando-se que o clube perdedor daria o prêmio ao clube vencedor. Venceu o Rotary Club de Nova York e a ele foi dado como prêmio o sino de um navio patrulheiro, colocado numa base de madeira precedente do navio HMS Victory, capitânia da esquadra do Almirante Nelson, na Batalha de Trafalgar. Desde então o sino, nas reuniões de Rotary, passou a representar, como nos navios, a ordem e a disciplina que deve dominar o ambiente das reuniões rotárias. Ele marca também o tempo. O primeiro toque do sino ocorre para informar o início da reunião rotária, e o presidente solicita a todos que fiquem de pé e saúdem o pavilhão nacional. O último toque serve para encerrá-la, e o mesmo ritual do início deve ser repetido. Ele também simboliza a autoridade, a investidura do cargo e o trabalho.
Nas cerimônias de transmissão do cargo, o presidente que está concluindo seu mandato dá a última batida no sino, e imediatamente transfere o malhete e o sino ao Presidente que está tomando posse, simbolizando com este ato a transferência da autoridade rotária.
Malhete é uma objeto de madeira, tipo um martelo, composto de duas cabeças na extremidade.

Localizar site dos clubes