Encerramento do projeto Rotary para a Educação

por Rotary Club de Tatuí

Presidente Cima Ferriello, professor Juliano e alunos
Presidente Cima Ferriello, professor Juliano e alunos

                   Encerramento do projeto Rotary para a Educação

                   O Rotary Club de Tatuí finalizou, no dia 20, em sua sede, o projeto “Rotary para a Educação”, pelo qual 16 estudantes da rede pública, que prestarão o Enem neste mês, tiveram aulas gratuitas de inglês. Participaram 11 alunos da Escola Técnica Estadual “Salles Gomes”: Ashley Pereira Rodrigues de Souza, Fabrício Leme Hellmann, Hellen Soares das Graças, Isadora Vieira Ferreira, Júlia Miranda Santiago, Matheus Miranda Silva, Mirella Rosa Batista, Otávio Oliveira França, Ryan Nascimento Hessel, Sofia Palagi Machado e Vitória Medeiros de Oliveira; três da Escola Estadual “Professor Chico Pereira”: Daniela Libório Santos, Fábio de Paula e Geovana Prado e dois da Escola Estadual “Barão de Suruí”: Daiane Nunes e Victória Rossi. Foram dez aulas de duas horas cada, aos sábados, de 11 de setembro até 20 de novembro (apenas no dia 6 de novembro não houve aula), totalizando 20 horas de estudos.

                   A idealização das aulas partiu de Rodrigo Soares e Ana Carolina Fogolin, que fizeram parte do clube tatuiano e hoje residem nos Estados Unidos. “A finalidade é aumentar as chances de um bom desempenho na prova, nessa disciplina, para concorrentes da rede pública”, disse Ana. A partir daí, foi criado o projeto “Rotary para a Educação”, com uma equipe encabeçada pelo rotariano Rafael Rizzo Nogueira Ramos, presidente da Comissão de Serviços Internacionais do clube, com total apoio da presidente Cima Ferriello, que disse “estou muito feliz em fazer parte desta oportunidade e desejo aos alunos, boa sorte no Enem”. Integraram o grupo de trabalho, além dos professores Rodrigo, Ana Carolina e Juliano Silveira: Flavia Abu Jamra de Oliveira, Silvana Silveira, Sergio de Oliveira, Luís Barros, Nilcia de Carvalho Julian, David Julian, Janaína Campos, Godoy Nogueira e Regina Abu Jamra. “O companheiro rotariano José Eduardo Cantieri Costa foi quem estreitou nosso contato com o Rodrigo, para o início desta ação”, lembrou Rafael.  

                   “Gostei bastante, porque ajudou no desenvolvimento do meu inglês, tanto na gramática, quanto na ortografia”, resumiu Daiane Nunes. “O curso é ótimo e eu recomendo para os estudantes nos próximos anos”, acrescentou Fábio de Paula, que também participou desta primeira turma.

            “Esperamos que os alunos sejam felizes na prova do Enem, pois eles nos deram um feedback bastante positivo”, disse Rafael, que tem a intenção de ampliar a oferta para o próximo ano. “Pretendemos fazer uma ligação com o Programa de Intercâmbio de Jovens do próprio Rotary”, acrescentou. As únicas despesas foram com cadernos adesivados e canetas, oferecidos aos estudantes. “Utilizamos os recursos humanos de nossos companheiros, resultando em uma ação de baixo custo e alto impacto”, afirmou Rafael, que aproveitou para agradecer às senhoras da Casa da Amizade pelo fornecimento de lanches em todas as aulas. “No último dia, a presidente Cima ofereceu um almoço aos alunos e à equipe de apoio”, concluiu.

Fotos

Localizar site dos clubes