Rotary Americana Ação entregou mais uma unidade do projeto ‘Geladoteca na Praia dos Namorados
por Rotary Club de Americana-Ação
O Rotary Club Americana Ação entregou no último domingo dia 05 de setembro, mais uma unidade do projeto ‘Geladoteca Francisco Carlos Napoleão’ na Praia dos Namorados em frente ao Quiosque da Dalva. Os interessados podem separar livros e depositar nas geladeiras, para posterior retirada pelos leitores. Esse projeto foi implantado há dois anos e conta atualmente com oito pontos de leitura.
Nesse projeto, as pessoas abrem a geladeira, pegam os livros e levam para casa. Se quiserem devolver, tudo bem. Se quiserem ficar com o livro, sem problema. Não tem ninguém que fica observando ou anotando. “A criança que quiser levar livro, leva. Quem quiser levar livro para a geladeira, também pode levar”, segundo o presidente do Rotary Americana-Ação Jairo Guilherme Silva. Segundo o presidente do clube, a própria comunidade adotou esses pontos de leitura e evita atos de vandalismo.
”O Rotary não está presente em todos os lugares, então, a comunidade adota a geladeira para si. Temos na Praça Nações Unidas, no Frezzarin, que também foi a primeira geladeira e faz já dois anos e a geladeira está intacta. Nós imaginávamos que as pessoas fossem levar embora, enfim, danificar a geladeira, mas está lá. A comunidade tomou para si a geladeira. Faz parte da praça. Quem quiser pegar livro passa ali, retira o livro e leva embora. Se quiser devolver, maravilha. Se não quiser devolver, tranquilo, mas o objetivo é que as pessoas leiam o livro e quem tem livro em casa também possa levar”, explicou.
A presidente da comissão de Educação do Rotary Americana-Ação Sonia Lameirão, bióloga e professora aposentada entende que a intenção é estimular o hábito de leitura e a realização de atividades como contação de histórias, declamação de poesia e musicas ao entorno das unidades da GELADOTECA “É legal você ir em uma praça, abrir a geladeira do conhecimento. Presume-se que tenha alimentos ali, de todas as formas, de todos os conhecimentos, você pega um livro, senta no banco da praça, começa a ler e viajar na imaginação”, finalizou a bióloga Lameirão.
Com a retomada das aulas presenciais, o Rotary vai estimular as escolas dos bairros a adotarem a Geladoteca, para que os estudantes possam frequentar as praças, ler os livros e fazer doações.






