Rodas que dão asas
por Rotary Club de Americana-Integração
Em 2004, nosso Companheiro no RC Americana Integração, Almiro Moraes, empresário do ramo de metalurgia, adquiriu um hospital e o desmontou. Porém, dentro deste local haviam camas hospitalares em excelente estado de conservação. Munido de seu espírito rotariano, levou para reunião este dado e disponibilizou as mesmas para o clube.
O que fazer então com tais camas? Doar para quem? Como organizar a doação? Nasceu então nesta reunião no nosso Club Americana Integração, interior do estado de São Paulo, a ideia de montar um banco de camas hospitalares para servir à cidade e região. Mas ampliamos a ideia e surgiu o Banco de Cadeiras de Rodas e Camas Hospitalares.
Desde então, o projeto incorporou-se à nossa essência rotariana, como uma espécie de marca registrada do nosso Club ganhando referência na cidade e região.
Várias vezes comemoramos a data, com reserva, na Tribuna Livre na Câmara Municipal de Americana, pois tínhamos dois Rotarianos presentes nesta instituição: Capitão Crivelari (RC Americana Integração) e Saciloto(RC Americana). Com isso conseguimos alavancar um projeto para cessão de terreno público para o nosso club na época.
A título de curiosidade, já fornecemos Cadeiras de Rodas aos mais inusitados eventos e locais: Hospitais, particulares, shows e eventos.
Nosso nome tornou-se referência a tal ponto, que o Capitão Crivelari teve a oportunidade de, em um domingo de manhã, naquela época, ir até Pouso Alegre, em Minas Gerais, a fim de levar uma cadeira de rodas para um soldado da PM que foi baleado em serviço e tornou-se paraplégico.
Desde então, todos os anos fazemos algum evento para arrecadar fundos para comprarmos cadeiras de rodas. Já temos mais de 170 cadeiras de rodas emprestadas E 35 cadeiras de banho em Americana e região. Mas não paramos! Em 2020 e 2021 fizemos a Pizza Solidária para arrecadar fundos para a compra de novas cadeiras de rodas. Atendemos aproximadamente 500 pessoas nestes ultimos anos.
E assim seguimos dando asas através das rodas para os que não podem caminhar sozinhos. O Rotary transforma dor em esperança, transforma desesperança em certeza porque mostra para quem precisa: ‘Você não está sozinho! ” Servir para transformar vidas é o que fizemos e faremos sempre.






