Saúde Materno-Infantil foi debatida
Na 21ª reunião ordinária online do Rotary Club de Tatuí, dia 23 de abril, Mês da Saúde Materno-Infantil no calendário rotário, também celebramos o nosso compromisso com o bem-estar de mães e filhos no mundo inteiro. O presidente Luís Barros, convidou os companheiros e médicos Paulo Kudo (ginecologista obstetra) e Bianca Orsi Rosa da Silva (pediatra), para apresentarem os seus conhecimentos, vivências e sugestões, nessa área.
Paulo afirmou que a Fundação Rotária estimula os profissionais ao atendimento preventivo às gestantes, visando à diminuição do índice de mortalidade. A meta é “Nenhum bebê a menos, nenhuma mãe a menos!”. “É preciso estimular a amamentação, o que diminui a necessidade de internações hospitalares”, alertou.
Bianca citou que há muitas crianças desnutridas no mundo, o que gera sérias complicações. O bebê, nos seis primeiros meses de vida, só precisa do leite materno. Não existe leite fraco. Isso é mito. Faltam orientações à prática da amamentação. As informações às gestantes devem ser fornecidas desde o pré-natal até o pós-parto. Além do leite, o contato físico entre o bebê e a mãe é benéfico. O leite é estimulado pela sucção do bebê. Ela propõe que campanhas de orientação sejam constantes.
José Eduardo Cantieri Costa, presidente da Comissão da Fundação Rotária, lembrou as diversas ações feitas pelo clube em favor da Saúde Pública de Tatuí. “Os companheiros não esmoreceram diante da pandemia”, citou.
Luís Barros e José Eduardo citaram o sucesso obtido com a campanha “Doe fôlego a quem precisa”, desenvolvida com o RC de Tatuí-Cidade Ternura e o Lions Clube de Tatuí. Prevista para ocorrer do dia 5 ao dia 25 de abril, em sete dias, bateu e ultrapassou a meta, chegando à obtenção de R$ 25.280,00, para a aquisição de recargas de oxigênio, para os cilindros da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Agradeceram a todos que contribuíram, ao apoio da Rádio Notícias de Tatuí e jornais Integração e O Progresso de Tatuí, pela divulgação e ao RC de Ijuí-Tradição, do Rio Grande do Sul, de onde veio inspiração e o nome da campanha. Pelo clube gaúcho houve manifestação de Armando Pettinelli Neto e Rodrigo Corá, parabenizando pelo resultado.
Clarisse Rufino Goellner fez a reflexão “Um bebê sozinho não existe, o que existe é o bebê e sua mãe. Esse vínculo é inviolável e sagrado”. Os serviços de protocolo ficaram a cargo de Walter Goellner e o companheirismo, de David Julian.
O encontro também contou com as seguintes presenças: Luiz Roberto Alvim-Tuka (governador eleito para o Distrito 4621), Jairo Guilherme Silva (RC de Americana-Ação), Bianca Rufino (presidente eleita do Rotaract Club de Tatuí), Marcela Costa Ramos (Rotaract), Vinícius Mota (presidente do Interact Club de Tatuí), Carlos Rufino Goellner (do Rotakids de Tatuí). E de Sílvia Maria de Oliveira Peixoto Ferreira e Givago José Ferreira, convidados de David Julian.






